Translate it =)

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Sentindo Sentidos Sumidos

Refletindo sobre a vida, outro dia, me peguei pensando em como seria o mundo se não houvesse sons, cores, gostos e cheiros. Qual graça teria a vida, se todos nós tivéssemos o mesmo gosto, o mesmo paladar?

Pintura feita por um dos alunos de Artes da FMU
Mas, já que a comida não teria gosto, que gosto sentiríamos? Bom, pelo menos assim eu comeria comida japonesa... Sentiria o gosto de nada mesmo! Comeríamos de tudo um pouco, sem sentir nada, nem bom, nem ruim. As mães nunca teriam de obrigar seus filhos a comerem quiabo, eles comeriam e pronto. E se ficássemos sem ouvir? Meu Deus, seriámos todos surdos?! Não haveria música, não haveria fala, não haveria língua (que, aliás, já teria sumido quando o paladar se foi), nada teríamos que fazer a não ser escutar um som repetitivo, igual àquele que ouvimos quando estamos dormindo, ou seja, um super alto nada! E lá se vão as orelhas e tudo que existe dentro dela, ouvido, tímpano... Até agora, restam-nos olhos e nariz. Aí você me pergunta: Cadê a boca? Aí eu pergunto: Pra que boca? Não tem o que falar e ninguém vai te escutar mesmo.

Quem vê e não é daltônico sabe que as cores são lindas, sem as cores seria impossível viver (mesmo as pessoas com deficiência visual têm uma noção de como são as cores, frias, quentes, alegres e tristes). Qual seria a cor do mundo? Branca? Preta? Cinza? Mas todas essas cores. Ou será que o branco é ausência de cor? Ou o preto? Ah sim... Preto éausência de cor! Não! Preto são todas elas misturadas. Aah me perdi. É melhor extinguirmos as cores de uma vez. Se não existem cores, não conseguimos ver. Não saberemos separa dia e noite. Então tchau olhos, lindos olhos azuis (não meus olhos não são azuis).

Nada de nariz. Narida? Não! Se a comida não vai ter gosto é porque provavelmente não terá cheiro. Se o que comemos não tera cheiro, o que expeliremos muito menos. Pelo menos um lado bom de não sentir cheiro, eu acho. As flores seriam as mesmas, sem diferenças; o cheiro da chuva e o cheiro do calor no asfaltos também seriam os mesmos; quer dizer, não teria nenhum cheiro. Qual seria o siginifcado da palavra cheiro? Volto ao caso da língua para explicar o sentido da palavra cheiro: não haveria nenhuma palavra, nem siginificados, portanto não precisa explicar nada.


Natalie Torres G.







Nenhum comentário:

Postar um comentário